Dieta Vegetariana Pode Ajudar a Prevenir Doenças Cardíacas
Dieta Vegetariana pode ajudar prevenir doenças cardíacas

Não comer mais carne! De alguns anos para cá, cada vez mais pessoas tomam esta decisão e adotam a dieta vegetariana ou vegana. Está comprovado que uma dieta vegetariana, se bem administrada, traz benefícios à saúde e que quem a adota sofre menos com males como a síndrome do cólon irritável e hemorroidas, por exemplo. Agora, mais um benefício deste tipo de dieta é levantado: o vegetarianismo pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

 A nutróloga da Clinica Slim Form de SP, Dra. Ana Luisa Vilela explica que dietas que excluem do cardápio alimentos de origem animal e seus derivados, via de regra, têm pouca quantidade de gorduras e colesterol e alto consumo de alimentos ricos em fibras e frutas em geral. Se balanceada, pode diminuir o risco de inúmeras doenças relacionadas à alimentação como as doenças cardíacas e a obesidade. 

 Mas, essa mudança de hábito deve ser acompanhada. Não basta apenas excluir os alimentos de origem animal do cardápio, pois muitos dos nutrientes que o organismo necessita diariamente têm como principal fonte carnes, ovos, leite e seus derivados. Uma das principais deficiências no cardápio vegetariano pode ser o cálcio, vitamina B12 e proteínas. 

 "A verdade é que leguminosas e vegetais (feijão e cereais integrais) podem fornecer esses nutrientes, mas nem sempre sua absorção será fácil. Isso quer dizer que vegetarianos terão que consumir grandes quantidades desses alimentos em várias combinações", diz a médica. 

 Dra. Ana Luisa ainda conta que para substituir as proteínas provenientes das carnes é necessário ingerir alimentos que complementem a alimentação, como as proteínas vegetais: feijão, grão-de-bico, soja e lentilha. Estes grãos contêm um alto índice de aminoácidos, nutrientes extremamente necessários para a sobrevivência. "Por isso a soja é muito utilizada na dieta vegetal como fonte de vitaminas e minerais, além de ser um aliado no combate ao câncer e as doenças do coração, amenizam os sintomas da menopausa e osteoporose", explica.

Fonte da notícia: Suia Dieta
Data da publicação: 01/09/2014
Comentários




Faça um comentário




TOP